Nota de repúdio

Nota de repúdio a atitude do PDT em utilizar em seu "programa eleitoral" o selo criado pela Missão Ruy Mauro Marini do MORENA

Lamentável a atitude do PDT em utilizar em seu "programa eleitoral" o selo criado pela Missão Ruy Mauro Marini do MORENA para comemorar os 50 anos da Legalidade, e o que é mais grave, vinculando-o a página daquele partido. O MORENA repudia essa prática e denuncia a lógica oportunista de utilizar a história de lutas de nosso povo para fins eleitoreiros que não tem nenhuma relação direta com o legado daquele fato histórico e menos ainda com a realidade politica personificada por esse partido que, traindo a memória de Brizola, se transformou em sublegenda do PT, do PSDB ou de quaisquer outras agremiações, desde que as mesmas estejam governando municipios, estados ou, como assistimos no atual momento, a nação brasileira.

Brasil 29 de julho de 2011

Coordenação Nacional do MORENA

À beira do confronto militar. Telegrama do general Cordeiro de Farias

Diante da decisão do comandante do III, general Machado Lopes, de resistir ao golpe militar contra a posse de João Goulart, o ministro da Guerra demite-o do cargo e nomeia para o seu lugar o general Cordeiro de Farias. Machado Lopes avisa que prenderia Cordeiro de Farias se ele fosse para o Rio Grande do Sul e comunica que só receberia ordens do presidente constitucional. Em seguida, manda suas tropas avançarem rumo ao centro do país. Cordeiro de Farias, envia então a Machado Lopes o telegrama abaixo. Curioso é que ele é datado de 4 de setembro, mas já no dia 2 surgira uma solução política para a crise: o Congresso votara a emenda parlamentarista, aceita pelos dois lados. Jango seria empossado presidente a 7 de setembro mas com poderes limitados.

“General Machado Lopes
Porto Alegre - RS
4 de setembro de 1961
Hora: 14 horas
Recebi sua mensagem. Desde ontem à noite, quando soube deslocamento para o norte suas tropas comuniquei-me Rio tendo recebido instruções defender-me posição ocupo.
Tenho ordens não iniciar hostilidades mas simplesmente reagir quando atacado ou tentarem colocar-me situação militar que me impeça posteriormente exercer direito legítimo defesa.
Minha força obediente Governo dentro de um sistema legal em transição virtude resolução soberana Congresso. Nessas condições estranho deslocamento suas tropas porquanto não há se Vossa Excelência está dentro legalidade razões cobertura defensiva, visando ações contra forças que obedientes seus respectivos ministros estão agindo rigidamente dentro preceitos constitucionais. Permita-me Vossa Excelência que estranhe ainda que não tenha sido por sua parte cumprida ordem emanada Senhor Presidente da República de recolher Rio Grande tropa que por instruções suas se deslocou para Santa Catarina. Permita-me finalmente que lhe diga que enquanto eu dentro da cadeia normal de comando estou obedecendo ordens dos meus superiores acionado pelo meu Ministro com conhecimento e autorização do Senhor Presidente da República Vossa Excelência que afirma estar dentro da legalidade desconhece as autoridades legalmente constituídas do Brasil, a começar pelo Ministro da Guerra.
Dentro dessas condições se por insistência de ordens de Vossa Excelência for desencadeada guerra civil a responsabilidade será exclusivamente sua.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário