Nota de repúdio

Nota de repúdio a atitude do PDT em utilizar em seu "programa eleitoral" o selo criado pela Missão Ruy Mauro Marini do MORENA

Lamentável a atitude do PDT em utilizar em seu "programa eleitoral" o selo criado pela Missão Ruy Mauro Marini do MORENA para comemorar os 50 anos da Legalidade, e o que é mais grave, vinculando-o a página daquele partido. O MORENA repudia essa prática e denuncia a lógica oportunista de utilizar a história de lutas de nosso povo para fins eleitoreiros que não tem nenhuma relação direta com o legado daquele fato histórico e menos ainda com a realidade politica personificada por esse partido que, traindo a memória de Brizola, se transformou em sublegenda do PT, do PSDB ou de quaisquer outras agremiações, desde que as mesmas estejam governando municipios, estados ou, como assistimos no atual momento, a nação brasileira.

Brasil 29 de julho de 2011

Coordenação Nacional do MORENA

Ordem de ataque contra a resistência no Sul.

Ordem de ataque contra a resistência no Sul. General Orlando Geisel
Diante da resistência oferecida pelo governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, ao golpe contra a posse de João Goulart, o Ministério da Guerra dá ordens peremptórias ao III Exército, sediado no Sul, para sufocar o movimento. Mas o general Machado Lopes prefere ficar ao lado da Constituição e soma-se à resistência, que começa a ganhar corpo em todo o Brasil. E ordena às tropas sob o seu comando que avancem na direção do Sudeste do país. Nas principais cidades, o povo sai às ruas. Em outros estados, como Goiás e Paraná, os governadores defendem a legalidade. A guerra civil parece inevitável.
“1) O General Orlando Geisel transmite ao General Machado Lopes, Comandante do III Exército, a seguinte ordem do Ministro da Guerra:
O III Exército deve compelir imediatamente o Sr. Leonel Brizola a pôr termo à ação subversiva que vem desenvolvendo e que se traduz pelo deslocamento e concentração de tropas e outras medidas que competem exclusivamente às Forças Armadas.
O Governador colocou-se, assim, fora da legalidade. O Comandante do III Exército atue com a máxima energia e presteza.
2) Faça convergir sobre Porto Alegre toda tropa do Rio Grande do Sul que julgar conveniente, inclusive a 5a DI, se necessário.
3) Empregue a Aeronáutica, realizando inclusive o bombardeio, se necessário.
4) Está a caminho do Rio Grande do Sul uma força-tarefa da Marinha.
5) Qual o reforço de tropa de que necessita?
6) Aqui há um boato de que o General Muricy viria ao Rio. O Ministro da Guerra não quer acreditar nessa notícia e julga que o momento não é mais para parlamentar, mas requer ação firme e imediata.
7) O Ministro da Guerra confia em que a tropa do III Exército cumprirá seu dever.”