Nota de repúdio

Nota de repúdio a atitude do PDT em utilizar em seu "programa eleitoral" o selo criado pela Missão Ruy Mauro Marini do MORENA

Lamentável a atitude do PDT em utilizar em seu "programa eleitoral" o selo criado pela Missão Ruy Mauro Marini do MORENA para comemorar os 50 anos da Legalidade, e o que é mais grave, vinculando-o a página daquele partido. O MORENA repudia essa prática e denuncia a lógica oportunista de utilizar a história de lutas de nosso povo para fins eleitoreiros que não tem nenhuma relação direta com o legado daquele fato histórico e menos ainda com a realidade politica personificada por esse partido que, traindo a memória de Brizola, se transformou em sublegenda do PT, do PSDB ou de quaisquer outras agremiações, desde que as mesmas estejam governando municipios, estados ou, como assistimos no atual momento, a nação brasileira.

Brasil 29 de julho de 2011

Coordenação Nacional do MORENA

A Rede da Legalidade


      Quando o Presidente Jânio Quadros renunciou, em 1961, ministros militares em Brasília ameaçaram não permitir a posse do vice-presidente João Goulart. Aqui no Rio Grande do Sul, sob o comando do governador Leonel Brizola, iniciou-se um movimento armado para defender a legalidade constitucional da posse do vice-presidente eleito.
      No dia 27 de agosto de 1961, Brizola requisitou os transmissores da rádio Guaíba de Porto Alegre, e através das ondas médias e curtas do rádio fazia pronunciamentos a todo país, conclamando o povo a defender a legalidade. Em seguida, as demais emissoras de Porto Alegre e as emissores do interior do Estado, uniram-se à Guaíba, formando a grande Rede da Legalidade.
      A Rede Radiofônica da Legalidade funcionava 24 horas por dia, nos porôes do Palácio Piratini, Sede do Governo Estadual e onde estava montada a Cidadela da Legalidade. Contava com a participação de jornalistas, radialistas e técnicos de todas as emissoras. O alcance foi tanto que em determinados momentos ela tinha 100% de audiência no estado.
      Com o aumento da abragência, chegou a ter 104 emissoras em cadeia no Brasil e nos países vizinhos, foram transmitidos boletins noticiosos em diversos idiomas, como inglês, espanhol e alemão.
      Este foi sem dúvida um dos momentos mais históricos e importantes do rádio brasileiro. Em nenhuma outra ocasião se usou este meio de comunicação de maneira tão singular e primordial a ponto de influenciar os destinos de toda uma nação.
      Foi com base nestes acontecimentos que o grupo decidiu entrevistar três personagens que influenciaram de modo decisivo naqueles momentos históricos da radiofusão nacional:
      O vereador e radialista Lauro Hagemann, que na época apresentava o Repórter Esso, emprestou sua voz inconfundível à causa legalista, conseguindo a adesão de diversos companheiros .
      O técnico Holmes Aquino, da Rádio Guaíba, sob a orientação do engenheiro Homero Simon, foi um dos responsáveis em manter a Rede da Legalidade no ar por 24 horas, em condições na maioria das vezes peculiares e desfavoráveis;
     O ex-governador do estado, Leonel Brizola, foi o homem que iniciou esta série de acontecimentos e durante todos os momentos esteve no centro deles. Não é por acaso que a sua voz era sem dúvida a mais esperada e a mais ouvida na chamada Rede da Legalidade.  
Escute os depoimentos em Real Audio!*


Lauro Hagemann


Leonel Brizola
Depoimento 1


*Para escutar estes depoimentos em Real Audio, você deve ter instalado em seu micro o plug-in Real Player G2. Se você não tem o plug-in, clique aqui e vá para o site da Real fazer um download gratuito deste software.