Nota de repúdio

Nota de repúdio a atitude do PDT em utilizar em seu "programa eleitoral" o selo criado pela Missão Ruy Mauro Marini do MORENA

Lamentável a atitude do PDT em utilizar em seu "programa eleitoral" o selo criado pela Missão Ruy Mauro Marini do MORENA para comemorar os 50 anos da Legalidade, e o que é mais grave, vinculando-o a página daquele partido. O MORENA repudia essa prática e denuncia a lógica oportunista de utilizar a história de lutas de nosso povo para fins eleitoreiros que não tem nenhuma relação direta com o legado daquele fato histórico e menos ainda com a realidade politica personificada por esse partido que, traindo a memória de Brizola, se transformou em sublegenda do PT, do PSDB ou de quaisquer outras agremiações, desde que as mesmas estejam governando municipios, estados ou, como assistimos no atual momento, a nação brasileira.

Brasil 29 de julho de 2011

Coordenação Nacional do MORENA

Vem aí: Legalidade – 50 Anos.

Faz 50 anos que um movimento, que começou em Porto Alegre (RS), parou o Brasil. Esse é o tema de dois documentários que vão ao ar nos dias 6 e 13 de agosto (sábados), em Curtas Gaúchos, na RBS TV, logo após o Jornal do Almoço. “Legalidade – 50 Anos” traz depoimento exclusivo de Leonal Brizola (gravado há 10 anos), então Governador do Rio Grande do Sul e líder do movimento para que o vic-presidente João Goulart assumisse o poder, depois da renúncia de Jânio Quadros, em 1961.

Além de Brizola, os programas dirigidos por Beto Souza têm depoimentos de outros participantes que já faleceram como Moacyr Scliar, Flávio Alcaraz Gomes, Odilon Lopes; além da participação de Carlos Bastos, Índio Vargas, Emílio Neme, Ivete Brandalise, Milton Mattos, Lauro Hagemann, Pedro Américo Leal, Nei Calixto e Paulo Cesar Pereio que foi o autor do Hino da Legalidade, junto com a poeta Lara de Lemos. O roteiro é de Carlos Urbim, com fotografia de Joel Sagardia. A reedição do programa original foi feita por William Mayer e Rodrigo Conte.